29.3 C
Tamboré
domingo, 30 março 2025
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri promove semana contra a dengue com mutirões em pontos estratégicos

Publicidade • Anuncie Aqui

Na semana de pré-Carnaval, que vai até o dia 28 de fevereiro, das 9h às 13h, a Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Saúde, realiza mutirões em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya, zika vírus e febre amarela. As ações que já começaram nesta terça-feira (25), na região do Parque dos Camargos, além da visita de agentes da Zoonoses às casas de munícipes, contarão com o apoio de todas as Secretarias, com operação cata-cacareco e ações de conscientização com distribuição de material informativo para a população.  

Os locais que recebem as ações são Tupanci (quarta-feira, dia 26), Imperial (quinta-feira, dia 27); e São Pedro, Centro e Jardim Belval (sexta-feira, dia 28). 

Todos em ação 

“Criamos um grupo especial de combate à dengue com o objetivo de mobilizar todas as secretarias municipais, órgãos públicos e, principalmente, a população. A luta contra a dengue exige um esforço conjunto e, somente com a participação de todos, poderemos enfrentar esse desafio. É uma verdadeira guerra contra o mosquito transmissor”, destacou o secretário de Saúde, Milton Monti.  

Cata cacareco 

A equipe da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) estará a postos até dia 28 para a retirada de objetos descartáveis. A ação chamada “Cata cacareco”, ajuda a eliminar qualquer tipo de material, como móveis velhos, madeiras em geral, colchões, pneus, dentre outros materiais que também possam ser considerados focos para o mosquito da dengue. O recolhimento desses materiais começa a partir das 9h.  

Informação é fundamental 

Barueri vem trabalhando para deixar a população bem-informada sobre os riscos da dengue e como prevenir. Isso está sendo feito por meio de “panfletaços”, carro de som pelo site e redes sociais. Falando nisso, é possível ouvir o jingle de combate à dengue especial de carnaval no Instagram oficial da Prefeitura de Barueri.  

Faça parte dessa luta 

Para controlar a dengue no município é importante reforçar os cuidados no combate da proliferação do mosquito, como não deixar água parada; redobrar a atenção na higienização de ralos, pias e bebedouros de animais; eliminar garrafas vazias, tampinhas, latas em locais adequados; prestar atenção em brinquedos que ficam expostos à chuva, assim como tambores e barris; fechar a caixa d’água; manter as piscinas tratadas e descartar o lixo adequadamente. Com apenas 10 minutos por semana é possível seguir essas dicas e proteger os locais da dengue. 

Vacinar é preciso 

A vacinação contra a dengue está liberada para o público-alvo de 10 até 14 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para se vacinar, é preciso procurar uma UBS mais próxima e estar em posse da caderneta de vacinação para o controle efetivo da aplicação dos imunizantes.??Importante reforçar que a vacina contra dengue é segura. Importante que a população se conscientize e não acredite em fake news e em movimentos antivacinas.  

Vale ressaltar que todo o cuidado é pouco, principalmente porque o estado de São Paulo lidera o número de mortes por dengue, contabilizando 125 casos fatais da doença até a data dessa publicação. 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também