Barueri foi, mais uma vez, reconhecida como a cidade mais sustentável do país. Pelo terceiro ano consecutivo, o município lidera o Ranking de Cidades Sustentáveis 2025, elaborado pela Bright Cities e divulgado recentemente. Com uma nota de 6,97, Barueri reafirma seu protagonismo nacional em desenvolvimento urbano sustentável.
Apesar de uma leve redução na pontuação em relação a 2024, o relatório destaca o avanço significativo no pilar de bem-estar. Segundo o levantamento, houve melhorias expressivas em indicadores da área da saúde, como o aumento no número de médicos e leitos hospitalares disponíveis. “Esses fatores são fundamentais para elevar a qualidade de vida da população e fortalecer o bem-estar social”, aponta o estudo.
O ranking analisou 336 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, com base em dados do IBGE (2024), levando em conta 40 indicadores inspirados na norma internacional ISO 37120, que avalia os índices que impulsionam o desenvolvimento sustentável das cidades.
A iniciativa visa destacar boas práticas de gestão pública e oferecer uma ferramenta de análise que contribua para o planejamento de um futuro mais sustentável, inteligente e eficiente nas cidades brasileiras.
O que é o Ranking
O Ranking de Cidades Sustentáveis 2025, elaborado pela plataforma Bright Cities, avalia o desempenho de municípios brasileiros com base em 40 indicadores inspirados na norma internacional ISO 37120. Esses indicadores estão organizados em cinco pilares principais, Prosperidade, que avalia aspectos econômicos e sociais que impulsionam o desenvolvimento sustentável das cidades, Gestão, que examina a eficiência administrativa, transparência e participação cidadã na governança municipal; Bem-estar, que considera fatores relacionados à saúde, educação, cultura e qualidade de vida da população; Segurança, analisa indicadores de segurança pública e proteção dos cidadãos e Infraestrutura e Serviços Básicos, quando avalia a disponibilidade e qualidade de serviços essenciais, como abastecimento de água, saneamento, coleta de resíduos e mobilidade urbana.
A metodologia do ranking visa fornecer uma ferramenta de diagnóstico que auxilia gestores públicos a identificar áreas de melhoria e implementar políticas que promovam cidades mais sustentáveis e inteligentes.
Desempenho regional
Outro município da região que figura no ranking é Santana de Parnaíba, que conquistou o 51º lugar em 2025. Mesmo com uma queda em relação à edição anterior, a cidade manteve uma posição de destaque em comparação a vizinhas como Itapevi (85º), Osasco (111º), Jandira (113º), Carapicuíba (116º) e Cotia (187º).