Barueri é uma das cidades mais seguras do Brasil dentre os municípios com 200 mil e 500 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2024 de Cidades mais Seguras do Brasil, iniciativa da MySide que compila os dados do Ministério da Saúde e do IBGE.
A taxa registrada na cidade é 7,1 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Barueri ficou em oitavo lugar dentre as cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, Itapevi obteve a 9a colocação. No topo do ranking estão de Indaiatuba (SP) com 3,4, Blumenau (SC) com 4,0 e Araraquara (SP) com 5,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Confira o ranking com as cidades mais seguras de 2024.
Metodologia da pesquisa
O anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil© é fundamentado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.
O principal indicador utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Esse indicador é amplamente reconhecido como uma medida sólida e universal de segurança pública. Organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), utilizam essa taxa em seus relatórios, considerando-a fundamental para comparações regionais e temporais. A utilização desse indicador permite ajustar os números absolutos de homicídios pelo tamanho da população, facilitando análises comparativas e a formulação de políticas públicas eficazes.
Para calcular o índice, foram analisados os dados de todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.
O estudo pode ser baixado em pdf no link (clique aqui).