Barueri conquistou 1º e 2º lugares, respectivamente, em coleta de lixo e qualidade de vida, segundo os Indicadores de Satisfação do Serviço Público (INSDAT). Os resultados foram divulgados recentemente e se referem ao levantamento realizado em agosto.
Os serviços citados atingiram o “Grau de Excelência” do estudo, coleta de lixo alcançou 819 pontos e qualidade de vida, 807 pontos.
A INDSAT avalia periodicamente 16 serviços públicos de grandes, médias e pequenas cidades brasileiras com base em entrevistas com moradores maiores de 16 anos.
Coleta de lixo
A pesquisa mostra que a população avalia a coleta de lixo como o melhor setor da cidade, a pontuação mais alta dos últimos dois anos (819). Dentre as cidades de médio porte, categoria à qual Barueri se encaixa, a média é de 767 pontos.
A coleta de lixo tem se mantido no Grau de Excelência da INDSAT desde fevereiro de 2023. O serviço recebeu 89,3% de análises positivas dos moradores entrevistados, sendo 23,7% de “ótimo” e 65,6% de “bom”. Aqueles que desaprovam o serviço representam 2,2%.
Além da coleta de lixo porta a porta e da coleta seletiva, que opera em 100% do município, Barueri implantou em 2021 o modelo de coleta mecanizada, na qual foram distribuídos contentores de lixo em todas as ruas do município. O recurso facilita o descarte de resíduos e evita o acúmulo de detritos nas calçadas.
Qualidade de vida
Barueri também se destaca no ranking quando o assunto é qualidade de vida. O segmento recebeu 807 pontos em agosto, chegando ao Grau de Excelência pela segunda vez – a primeira foi em fevereiro deste ano – e superando os 786 pontos obtidos em maio. A pontuação também ultrapassa a média das demais cidades de médio porte, que é de 738.
As avaliações positivas chegaram a 83,8% (22,3% de “ótimo” e 61,5% de “bom”). Apenas 1,9% avaliou negativamente o segmento e houve queda em comparação com o mesmo período do ano passado, quando teve 2,8% de rejeição.