De acordo com uma passageira do sistema ferroviário, que utiliza a Estação Silveira de Barueri, um assento do local está há mais de 20 dias coberto e isolado, sem utilização. “Ninguém se preocupa em arrumar”, disse. A mesma leitora afirmou que os vagões estão sujos, situação vista com frequência. “A ViaMobilidade está deixando muito a desejar”, falou.
Procurada pela reportagem, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação do serviço de trens na região, das Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda, informou por meio de nota que “as estações da Linha 8-Diamante passam por revitalização, o que inclui a troca ou restauração de bancos, como no caso de Jardim Silveira, que conta com 24 equipamentos, 12 deles em processo de renovação. Esses bancos devem ser entregues até o fim de setembro. Os AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) da ViaMobilidade estão à disposição de passageiros que necessitem de apoio”.
Pesquisa de satisfação
De acordo com uma pesquisa realizada pela própria empresa, com base no primeiro semestre deste ano, os passageiros não se mostram satisfeitos pelas notas dadas por eles. Este foi o terceiro estudo feito pela ViaMobilidade; em nenhum deles foi alcançado o índice de 70% de bom ou ótimo, exigido conforme contrato com o Governo Paulista, na Linha Diamante, por exemplo.
As piores avaliações foram referentes a Acessibilidade ao Passageiro (39,1%), Segurança Pública (37,4%) e Segurança contra Acidentes (34,9%). Os critérios Rapidez da Viagem, atingiu 44%, e Conforto, 48%, entre outros itens.