A primeira semana de setembro marca o início de uma nova onda de calor que deve elevar as temperaturas em grande parte do Centro-Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, uma massa de ar quente e seco se estabelecerá no país a partir desta segunda-feira (2), dando início ao fenômeno.
Os modelos meteorológicos atuais indicam que essa onda de calor pode ser prolongada, com temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena de setembro em algumas regiões. Em Barueri, os termômetros podem atingir 35ºC.
Na segunda-feira (2), mínima será de 15° e máxima de 29°. Na terça-feira (3), o dia será de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. Mínima de 13° e máxima de 31°. Na quarta-feira (4), sol o dia todo, com mínima de 17° e máxima de 33°. Na quinta-feira (5), sol durante o dia, à noite fica nublado, mínima de 15° e máxima de 31°. Sexta (6) terá céu nublado e possibilidade da garota durante o dia e à noite com mínima de 14° e máxima de 23°.
Umidade do ar
Além das altas temperaturas, a umidade do ar pode cair para valores de emergência, abaixo dos 12%, o que agrava a situação. O tempo seco e a atmosfera estagnada também devem aumentar a concentração de poluentes, prejudicando a qualidade do ar nos próximos dias.