A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para calor intenso e baixa umidade relativa do ar na Região Metropolitana de São Paulo até domingo (24).
De acordo com o órgão, uma forte massa de ar quente e seca provocará o aumento expressivo nas temperaturas e queda significativa nos índices de umidade relativa do ar.
Em Barueri, a temperatura poderá chegar aos 39°C, no domingo, e a umidade deverá ficar abaixo de 30%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é entre 50% e 60%.
A baixa umidade do ar afeta de forma significativa o organismo humano. Garganta irritada, sangramento nasal, doenças respiratórias (como rinite e asma), dor de cabeça, sensação de areia nos olhos e pele ressecada são alguns dos sintomas que podem surgir.
O Ministério da Saúde alerta que a água desempenha um papel fundamental para o funcionamento do corpo, regulando a temperatura, eliminando toxinas, transportando nutrientes e lubrificando as mucosas.
Orientações
Entre as orientações do Ministério para reduzir os prejuízos causados à saúde, como desidratação, por exemplo, estão evitar exercícios ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; permanecer em locais protegidos do sol, preferencialmente com sombra de árvores e consumir água abundantemente.