As chuvas que estavam previstas pela Defesa Civil de SP, para cair entre os dias 24 e o sábado (26) vieram com força na região Metropolitana. No fim da tarde desta quarta-feira em Barueri, o céu ficou fechado às 18h e deu indícios de que o temporal seria forte. Por volta das 20h, bairros do Votupoca, Jardim Maria Helena, Parque dos Camargos, Phynea, Parque Viana e ruas do Centro foram tomadas pelas águas.
Em nota, a Defesa Civil do estado de São Paulo informou que “vai reforçar as ações de prevenção e monitoramento após nova previsão de chuvas e ventos que podem ultrapassar os 70 km/h”, com atenção especial para a Região Metropolitana da capital.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros no 193 e a PM no 190.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Barueri e aguarda retorno sobre um panorama dos estragos feitos pelo temporal na quarta-feira e ações previstas para esta quinta-feira, já que há possibilidade de pancadas de chuva e possibilidade de granizo no final da tarde, com temperaturas chegando até 31 graus.
Sem luz
A Enel informou em seu site que 71 mil residências estão sem luz na capital e nas cidades da região metropolitana atendidades pela empresa. A empresa passou a atualizar o número de imóveis sem o serviço em seu site, de hora em hora, após a crise gerada pelo apagão passado, há dez dias.
A concessionária diz que os canais mais recomendados pela empresa para o contato dos usuários são pelo SMS: envie gratuitamente mensagem de texto do seu celular para o número 27373 com a palavra luz e o número da instalação que está sem energia e pelo aplicativo da Enel, site enel.com.br e whatsapp: (21) 99601-9608.