Nesta quarta-feira (23), Barueri deve registrar recorde de calor durante o ano, em pleno inverno. De acordo com previsão da Climatempo, a máxima poderá chegar aos 35ºC.
Segundo a análise dos meteorologistas, o calor que o país vai enfrentar nesta 3ª semana de agosto é mais comum de ser registrado em setembro e outubro.
Mudança de tempo
No fim de semana, o tempo deve mudar. Uma massa de ar frio de origem polar, de intensidade considerável, entrará pelo Sul do Brasil. A mudança no clima começará a partir da noite de quinta-feira (24), com a previsão de pancadas de chuva.
Os dias chuvosos permanecerão até segunda-feira (28), quando os termômetros não devem passar dos 22ºC em Barueri.
Recomendações
Além do desconforto, a exposição ao calor excessivo pode provocar consequências negativas para o nosso organismo.
A médica pediatra do Pronto Atendimento do Einstein, Milena de Paulis, faz um alerta. “Altas temperaturas estão ligadas basicamente à desidratação. Por isso, se não houver hidratação adequada podem ocorrer sintomas como tonturas, desmaios, cansaço, palpitações, mal-estar e, em casos extremos, até a morte”.
Por isso, segundo ela, é recomendado a ingestão de pelo menos dois litros de água todos os dias, além de evitar uma exposição prolongada ao sol.
“Não devemos nos expor ao sol entre 10 e 16 horas. Trinta minutos ao dia de exposição já são suficientes para sintetizar a vitamina D. Além disso, o filtro solar deve ser sempre usado, independente do tempo quente ou frio. Deve ser aplicado antes de sair de casa e toda vez que houver suor excessivo.”
Dicas para amenizar as altas temperaturas:
- Beber pelo menos 2 litros de água por dia.
- Evitar exposição na rua e praticar atividade física ao ar livre entre 10 e 16 horas.
- Lavar as narinas e os olhos com soro fisiológico várias vezes ao dia.
- Arejar a casa durante o dia: entre 10 e 16 horas é o período de maior concentração de calor. O uso de umidificadores pode ser útil nesse período, mas cuidado! A umidificação excessiva do ambiente pode facilitar o mofo e a proliferação de ácaros e piorar os quadros respiratórios, principalmente para quem é alérgico. O uso desses umidificadores não deve ultrapassar 2 horas.
- O ar condicionado pode ser uma alternativa, mas a manutenção dos filtros deve estar em dia.