Com os diversos compromissos de início de ano, e as comemorações do feriadão de Carnaval, mulheres que estão amamentando acabam diminuindo a frequência na doação de leite, de acordo com o Ministério da Saúde. Diante dessa situação, os estoques de banco de leite de centros hospitalares de todo o país tendem a apresentar diminuição. Em Barueri, o Hospital Municipal Dr. Francisco Moran (HMB) é o espaço que centraliza as doações.
A produção de leite depende do esvaziamento da mama, ou seja, quanto mais amamentar e doar, mais leite será gerado. Toda doação, independentemente da quantidade, é bem-vinda, de acordo com Lia Lopes, pediatra responsável pelo estoque do HMB. “O banco sempre precisa de doação. A entrada e a saída precisam ser iguais por causa da validade do leite”, destaca a médica, pois, apesar de o consumo por bebê ser pequeno – em média 25 ml -, a frequência do consumo é grande: de três em três horas.
O HMB tem sido uma das referências graças ao grande número de crianças atendidas pelo Banco de Leite. Nos últimos anos, a instituição foi premiada com o selo ouro pela Rede Global de Leite Humano.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite. Para ajudar, basta ir até o hospital (Rua Ângela Mirella, 35, Jardim Barueri) para fazer um cadastro e o exame de sangue, a fim de atestar as condições de saúde.
Depois, a colaboradora poderá retirar o leite no próprio banco ou em casa. Caso opte pela segunda opção, o Hospital Municipal de Barueri disponibilizará um veículo para retirar os recipientes que armazenarão o leite, dados pelo local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2575-3269.
Serviço:
Banco de leite HMB- Rua Ângela Mirella, 354 – Jardim Barueri- 6º andar
Funcionamento: Todos os dias- 8h às 11h; Tarde: das 12h às 20h
Telefone: (11) 2575-3269