Com o tema “prevenção e cuidado com a saúde integral do homem”, a cidade irá realizar diversas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) revelou dados preocupantes. Entre os homens com mais de 40 anos, quase metade não têm o hábito de ir ao urologista, especialista que consegue identificar o câncer de próstata, o segundo de maior incidência entre os homens.
Até o fim deste mês, Barueri realizará o Novembro Azul, campanha de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. Com o tema “prevenção e cuidado com a saúde integral do homem”, a cidade irá realizar diversas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para alertar a população masculina sobre a importância de se cuidar.
Entre os temas das palestras que serão realizadas pela Secretaria de Saúde estão as sobre saúde do homem e prevenção do câncer de próstata, além de rodas de conversa com participação dos internos da Casa Abrigo Cidade Refúgio e usuários da unidade. Outro destaque na programação é um 1º Encontro Municipal do Homem, que acontecerá no dia 26, a partir das 10h, na Secretaria de Saúde (R. Prof. João da Mata e Luz, 262).
“Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Entende-se por saúde do homem uma visão mais geral, não só a questão do câncer de próstata, mas saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que devem ser sempre observados pela população masculina. Precisamos mudar o conceito, o homem também deve procurar seu médico, também deve ter um médico de referência na Unidade Básica de Saúde”, explicou Juliana Pinto Pacheco, Coordenadora da Atenção Especializada.