A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri inaugurou, na semana passada, a Base Guardiã Maria da Penha, no bairro Nova Aldeinha. O espaço, que servia como base da Guarda Civil Municipal (GCM), será agora utilizado apenas para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
De acordo com Regina Mesquita, secretária responsável pela pasta, a implantação da base ocorreu devido ao aumento significativo nos casos de violência contra a mulher no município. Desde a criação do projeto Guardiã Maria da Penha, instituído há dois anos, 180 vítimas estiveram sob custódia dos guardas. Atualmente, 37 casos são acompanhados pelo programa.
No projeto, agentes realizam visitas periódicas às vítimas, verificam o cumprimento de medidas protetivas, prestam orientação sobre os direitos da mulher e, quando necessário, encaminham os agressores às delegacias. A expectativa da gestão com o novo local é ampliar os serviços prestados.
Denúncia
Vítimas de violência doméstica podem solicitar ajuda na Base Guardiã Maria da Penha, que fica na Rua Sergipe, número 89, na Aldeia de Barueri ou através do telefone 4194-7562.