O Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) de Barueri, apresentado na última semana na Câmara dos Vereadores, propõe a implantação de 14 parques urbanos nas regiões do Jardim Belval, Chácaras Marco, Parque Imperial, Vila São José, e um parque linear entre o Parque Shopping Barueri e a Etec/Senai, na Aldeira Barueri e Bethaville. Há ainda a sugestão de criação de três unidades de conservação ambiental nos bairros Aldeia da Serra, Bairro dos Altos e Jardim Califórnia (incluindo o Sítio Santa Rita) e Área Militar e Central. O projeto foi apresentado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.
O documento, que será transformado em projeto de lei e levado à votação dos legisladores, visa cumprir a Lei Federal 11428/2006, que determina que os municípios zelem pelos fragmentos de Mata Atlântica existentes em seus territórios. Barueri tem 535,51 hectares ainda preservados, 8,78% do município, que estão no Bairro dos Altos (26,2%), Aldeia da Serra (36,1%), Fazenda Militar (21,6%) e 16,1% que estão espalhados por outros bairros.
Como medida aos problemas ambientais enfrentados, a gestão ainda pretende instituir Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIEs), onde 70% da cobertura vegetal nativa deverá ser preservada ao corte. A meta total de proteção é de 459,44 hectares, em relação as ARIEs Aldeia de Barueri, Bairro dos Altos e Área Militar.