Com a presença do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, foi inaugurado, na terça-feira (23). o Centro Municipal de Equoterapia de Barueri. O novo equipamento da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) está localizado no bairro de Alphaville e atende cerca de 300 pessoas.
O monitoramento é realizado por profissionais especializados como psicopedagogos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O local já está atendendo com sessões que duram cerca de 30 minutos.
O evento contou com números musicais dos alunos da SDPD que integram a banda Baquetabate, além de apresentações nos próprios cavalos, das alunas Bianca de Oliveira e Anitta Vitório.
“Trata-se da realização de um sonho. Sei da importância do trabalho que vem sendo realizado para essas pessoas tão especiais. Só serei completamente feliz quando as pessoas a minha volta estiverem felizes”, disse.
“Já estamos atendendo cerca de 300 pessoas aqui. São 50 da APAE, 50 do setor de Saúde Mental e 200 da SDPD. Estaremos também abrindo este importante local para a Educação, que também poderá encaminhar alunos para serem atendidos aqui”, anunciou o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva.
Terapia
A equoterapia utiliza cavalos para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Proporciona benefícios como melhora do equilíbrio e da postura, desenvolvimento da coordenação motora, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva, aumento da força muscular, facilitação da integração social e inúmeras outras vantagens na abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde e educação.