Apesar de ser considerada uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), condutores de veículos e passageiros ainda insistem em não usar o cinto de segurança durante o tráfego.
Até o início deste mês, o Departamento Municipal de Trânsito de Barueri (Demutran) registrou 917 infrações do tipo. Visando conscientizar os moradores quanto à importância do item, a Prefeitura de Barueri tem como tema de campanha deste mês “ Proteja Quem você Ama- Use Sempre o Cinto de Segurança”.
Dados fornecidos pela administração municipal, após pedido da reportagem, mostram que entre as multas aplicadas na cidade neste ano, 798 foram direcionadas aos condutores e 199 para os passageiros pela falta do uso do cinto de segurança. O número corresponde a aproximadamente 38% e 89% das infrações anotadas em 2017, onde foram aplicadas 2.067 multa pela falta de uso item de motoristas e 133 aos seus acompanhantes, respectivamente.
O valor de multa previsto às pessoas que não utilizam o equipamento é de R$ 195,23. Além disso, condutor leva ainda cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segurança
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), o uso do cinto de segurança diminui o risco de morte em acidentes de trânsito em até 50% para passageiros nos bancos dianteiros e em 75% para os sentam nos bancos traseiros. Para estimular o uso do item, a Prefeitura de Barueri afixou faixas em pontos estratégicos do município.
Além disso, o órgão está programando também a distribuição e divulgação de material impresso em vias públicas, e em repartições públicas ou privado com mensagens alusivas, por meio de ações do NET (Núcleo de Educação no Trânsito do Demutran).