As baixas temperaturas dos últimos dias, principalmente durante a madrugada, onde os termômetros oscilaram entre 8º C e 10º C na cidade, ocasionaram no aumento na procura de pessoas em situação de rua por abrigos. A Cáritas São Francisco- Barueri, instituição vinculada à administração municipal, registrou desde o domingo (20) um crescimento de 20% no número de pessoas atendidas.
De acordo com a administração do órgão, a média de atendimento pernoite em dias normais fica em torno de 70. Porém, com a chegada do frio, foi registrada a entrada de 108 moradores de rua. A Cáritas acredita ainda que conforme o inverno se aproxime, o número possa dobrar.
Ciente dos riscos que essas pessoas possam estar sujeitas ao passar a noite na madrugada fria, a instituição elaborou uma ação especial para o período. Todos os dias, entre às 12h e 21h, equipes de assistência social circulam por bairros do município a fim de informar aos moradores de rua sobre os serviços oferecidos e convocá-los a ir até o local.
De acordo com a coordenadora da entidade, Nízia Maria Camargo, a instituição oferece um amparo completo às pessoas que se encontram em situação vulnerável. “Aqui eles se alimentam, tomam banho, ganham cobertores e agasalhos”, explica.
Munícipes que encontrarem nas vias indivíduos em desamparo podem acionar a instituição pelos telefones (11) 4198-7235 e (11) 4199-0703. Equipes da instituição se deslocarão até o local informado para prestar suporte.
Outros serviços
Além do atendimento pernoite, a Cáritas oferece mais dois serviços: o abrigo e casa de passagem, sendo que o primeiro tem capacidade para até 70 pessoas e o segundo para 20. Nestas ações, o órgão tem como objetivo reinserir o morador de rua na sociedade, através do auxílio na identificação de familiares, emissão de documentos e apoio psicológico. O atendimento na Casa de Passagem é o mais extenso, onde o munícipe pode ficar até três meses no local.