As baixas temperaturas do inverno, principalmente durante a madrugada, onde os termômetros têm oscilado entre 8º C e 10º C, ocasionaram aumento na procura de pessoas em situação de rua por abrigos. A Cáritas São Francisco-Barueri, instituição vinculada à Prefeitura de Barueri, registrou lotação máxima nos últimos dias.
De acordo com a administração do órgão, a média de atendimento pernoite em dias normais fica em torno de 80. Porém, com a chegada do frio, foi registrada a entrada de mais de 130 moradores de rua.
Ciente dos riscos que essas pessoas possam estar sujeitas ao passar a noite na madrugada fria, a instituição elaborou uma ação especial para o período. Todos os dias, entre às 12h e 20h, equipes de assistência social circulam por bairros do município a fim de informar aos moradores de rua sobre os serviços oferecidos e convocá-los a ir até o local.
De acordo com a coordenação da entidade, a instituição oferece um amparo completo às pessoas que se encontram em situação vulnerável. “Damos alimentação e aqui eles tomam banho, ganham cobertores e agasalhos”, contou Rosângela.
Para acionar
Moradores que encontrarem nas vias indivíduos em desamparo podem acionar a instituição pelos telefone (11) 4199-0703. Equipes da instituição se deslocarão até o local informado para prestar suporte.