O Governo de São Paulo fez um apelo para a população a ir ao posto de coleta mais próximo doar sangue. Segundo a gestão, durante os feriados prolongados, como o de Finados, há um volume maior de pessoas circulando pelas estradas, o que pode aumentar o número de acidentes e, por consequência, a demanda por transfusões.
Além disso, os estoques de sangue dos tipos O+ e O- nos bancos de sangue da Fundação Pró-Sangue estão em nível crítico e os tipos A- e B- estão em alerta para possível desabastecimento.
Em Barueri, há um posto de coleta da entidade na Rua Angela Mirella, 354. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Há estacionamento disponível para doadores dentro do Hospital de Barueri. Para doar, é preciso fazer o agendamento on-line pelo site da fundação.
“Nos feriados, os estoques caem de 30 a 40%. Por isso, pedimos que as pessoas compareçam aos hemocentros antes dos feriados. Uma doação pode beneficiar pelo menos três pacientes. A bolsa de concentrado de hemácias tem validade de 42 dias e o plasma de pelo menos um ano. Assim, poderemos passar nossos feriados tranquilos, atendendo aos pacientes sem nos preocuparmos com o desabastecimento”, explicou a Diretora de Relações Externas e Intercâmbios da Fundação Pró-Sangue, Carla Luana.
Quem pode doar
Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (com a primeira doação realizada até os 60 anos), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e ter se alimentado (evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação), além de apresentar um documento original com foto recente.
Estoque
Quando o estoque de um tipo sanguíneo atinge o nível crítico, significa que a quantidade disponível é suficiente para atender a demanda de até dois dias, dependendo do volume solicitado. O banco de sangue é atualizado diariamente, mas os tipos O-, O+ e B- são os que, historicamente, necessitam de mais doações, já que a rotatividade é muito grande, de acordo com a Pró-Sangue.
Atendimento
Mensalmente, a Fundação coleta e processa aproximadamente 10 mil bolsas de sangue, destinadas ao atendimento de mais de 80 instituições públicas de saúde da rede estadual, entre o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.