De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), coletados pela reportagem do JB, a frota de Barueri cresceu 97,3% em dez anos, de 2007 para 2017. No período, o número de veículos saltou de 85.961 para 169.632.
Com o aumento do número de veículos, o trânsito se torna cada vez mais caótico no município, principalmente em bairros como Alphaville e Centro, segundo reclamações dos moradores da cidade. O assunto é discutido com frequência em grupos, nas redes sociais. Apesar disso, a Prefeitura de Barueri ainda não finalizou o Plano de Mobilidade Urbana, documento que dá diretrizes para melhorar o tráfego.
O prazo para a entrega do Plano ao Ministério das Cidades, era em 2015, mas foi prorrogado para 2019. Caso o município não cumpra a data, ficará impedida de contratar recursos federais. Procurada, a administração municipal, por intermédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), informou que “o documento deve ser finalizado neste ano”.
A gestão prometeu entregar algumas obras para desafogar o trânsito ainda em 2018. Entre elas, o viaduto sobre a Alameda Araguaia, que vai ligar a rodovia Castello Branco, para quem entra no Tamboré e Alphaville e segue para Santana de Parnaíba e o viaduto do Parque Imperial, com ampliação da Avenida João Rodrigues Nunes e da Rua Chico Mendes. O alargamento da Avenida Paiol Velho, trecho que se estende da divisa com Santana de Parnaíba até a Avenida Mackenzie, em Barueri, foi entregue na última semana.