De acordo com a prefeitura, os equipamentos já estão instalados e, a partir da próxima semana, passarão por aferição do Inmetro
Barueri deve iniciar a fiscalização por radares em diferentes pontos da cidade ainda este ano. De acordo com a prefeitura, os equipamentos já estão instalados e, a partir da próxima semana, passarão por aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Os equipamentos, inéditos na cidade, foram instalados e custeados pelo Governo do Estado de São Paulo, e os locais também foram definidos em conjunto.
Após esse processo, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) cuidará da sinalização dos locais, bem como orientação aos motoristas. Os radares com fiscalização de velocidade e avanço do sinal vermelho estão posicionados na Avenida General de Divisão Pedro da Silva (defronte ao Parque Shopping Barueri, sentido Maria Helena) – (60km/h); Avenida General de Divisão Pedro da Silva (sentido Alphaville – oposto ao Parque Shopping) – (60km/h); Avenida Municipal x Avenida Exército Brasileiro, sentido Centro (40km/h); Estrada de Jandira x Avenida Municipal (60km/h); Estrada dos Romeiros x Rua Almeida (60km/h); Estrada dos Romeiros x Rua Antônio Saviani (60km/h) e Rua Antônio Saviano x Estrada dos Romeiros (40km/h).
Em Alphaville, serão fiscalizados os excessos de velocidade na Avenida Alphaville próximo ao posto da PM sentido Alphaville (40km/h); Avenida Alphaville (oposto ao Alpha Square) –(60km/h) e Via parque (após a Rua Surubiju sentido Santana de Parnaíba) – (40 km/h).
De acordo com a secretária municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita, a escolha dos pontos para a implantação dos aparelhos se deve à frequência de acidentes anotadas nos trechos. “Verificamos, após estudos, que esses pontos anotavam muitos acidentes de trânsito. A instalação dos radares e lombadas eletrônicas tem como objetivo evitar esse tipo de ocorrência e por consequência as mortes no trânsito”, disse Regina.