A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) lançou nesta quarta-feira (20), um novo aplicativo (APP) para celular: o Fiscaliza Cidadão. A ideia é ampliar a transparência ao parlamento paulista.
Entre os dados disponíveis estão as placas dos veículos oficiais utilizados pelos 94 deputados estaduais, a lista de seus funcionários ou os gastos mensais de cada gabinete.
“A sociedade esperava da Alesp esta abertura dos custos. Se queremos reconquistar a confiança das pessoas, precisamos dar o primeiro passo. Acaba aqui esta história de que a assembleia é uma caixa preta”, disse o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB).
Estas informações, contudo, já constavam no site da própria Assembleia, no qual é possível acessar inclusive a presença dos deputados nas sessões. A medida é a primeira a disponibilizar o conteúdo nos celulares.
Atualmente, a região oeste da Grande São Paulo conta com cinco parlamentares na Alesp: Gil Lancaster (DEM), Gilmaci Santos (PRB), João Caramez (PSDB), Márcio Camargo (PSC), e Marcos Martins (PT).