Por Camila Perego
Quando ocorre o divórcio todos os envolvidos sofrem muito, mas hoje quero falar sobre a importância de explicar para os filhos sobre a separação.
A criança observa, ouve e entende tudo. Uma criança de 3 anos pode não saber verbalizar, mas ela sente tudo o que está acontecendo e tem o direito de ter isso esclarecido pelos pais e merece isso. Entenda que nenhuma criança é pequena demais para receber explicações sobre algo que atinge diretamente a vida dela. Uma vez que você omite do seu filho que está se separando, pode emergir nele sentimentos de angústia, culpa, raiva, ansiedade e tantos outros.
Não cabe explicar os motivos específicos da separação, mas que está havendo uma separação e esclarecer como será a vida e a rotina da criança a partir disso.
Uma dica é explicar de forma lúdica, através do brincar, que é a linguagem melhor compreendida pelos pequenos e fazem mais sentido para eles.
Não queira poupar seu filho da frustração que ele possa sentir por ter o ideal de família desconstruído, porque isso trará a ele amadurecimento no futuro.
Saiba que se você amá-lo, oferecer cuidado e acolhimento, este vazio que surge com o divórcio será muito melhor elaborado porque ele terá você mãe/pai como porto seguro e entenderá que existe ex-marido, ex-esposa, mas nunca um ex-filho.
Amar não é apenas proteger a criança de tudo, é permitir que ela se frustre e passe pelo processo de maturação dos seus sentimentos através desta frustração e se torne um adulto seguro de si, que sabe lidar com as adversidades da vida sempre envolto de amor, e é esse amor que o sustenta e o faz vencer. Caso sinta dificuldades neste enfrentamento não deixe
de procurar um psicólogo para te ajudar com isso.