Um levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE apontou que o número de estagiários entre 40 a 50 anos cresceu cerca de 5% entre 2017 e 2018. O campo de atuação escolhido pela faixa etária é majoritariamente de humanas e os cursos mais escolhidos são: Pedagogia (60%), Direito (11%), Serviço Social (3%) e Ciências Contábeis (1%).
Entre os estados, São Paulo é o que conta com o maior número de estagiários acima dos 40 anos, totalizando cerca de 63% das contratações nessa faixa etária. Os cursos mais escolhidos pelos paulistas são Pedagogia (66%), sobretudo a modalidade EAD (Ensino à Distância), que cresceu 22% em relação ao mesmo período no ano passado, Direito (10%) e Serviço Social (4%).
O Estado é seguido por Bahia (9%), que tem entre os cursos mais escolhidos Pedagogia (60%), Direito (9%) e Letras (3%), e Pará (3%). Os estados da região Norte registraram aumento de 65% no número de estagiários acima dos 40 anos e os cursos mais escolhidos são: Pedagogia (67%), Ciências Contábeis (5%) e Administração (5%).
Dicas
Ao buscar um estágio mais velho, a pessoa terá que adotar um pensamento flexível. Os jovens de hoje são muito dinâmicos, lidando com uma montanha de informação e conseguindo filtrar delas as mais importantes.
Além disso, o indivíduo deve estar atualizado com as redes sociais, as novas tecnologias, tendências do mercado. A competição é o combustível que impulsiona os profissionais a serem cada vez melhores.
A pessoas também terá de tirar preconceitos de sua cabeça. Não é porque é mais velho que será o indivíduo será o mais experiente em uma sala. É preciso ser humilde, aprender a trabalhar em grupo e principalmente, aprender a receber ordens, algo que irá fazer com muita frequência durante um estágio.