O outono começou na última terça-feira (20) e, neste ano, será marcado pela transição de estação em abril, quedas de temperatura em maio e chuvas em junho, de acordo com meteorologistas do Climatempo.
A primeira grande frente fria aparecerá em maio, segundo o meteorologista Alexandre Nascimento. “A expectativa é de um abril com temperatura normal e acima da média; em maio e junho a temperatura deve cair bastante. Essa queda está associada ao avanço de frentes frias com massa polar”, explica.
O órgão prevê ainda chuvas acima da média no período, principalmente no mês de junho. Porém, as precipitações não serão suficientes para recompensar o déficit deixado pelos meses de verão nos mananciais e reservatórios.
Em Barueri, e na região metropolitana como um todo, o regime de chuvas deve ficar perto da média histórica, ou seja, diminuindo conforme a aproximação do inverno.
“É claro que ainda são previstos, especialmente nesta época de transição entre as duas estações, alguns episódios de chuva forte”, explica a meteorologista Patrícia Vieira, da Somar Meteorologia.