Estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam a existência de cerca de 1,2 milhões de pessoas cegas no país. As principais causas para a perda da visão são a catarata, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doenças que podem ser tratadas ou estabilizadas com o diagnóstico precoce.
De acordo com a oftalmologista Ana Paula Canto, da Clínica Canto, o acompanhamento periódico é fundamental para detectar enfermidades que causam cegueira. “Como muitas delas não têm sintomas, se a pessoa não fizer exames regulares, pode perder a visão progressivamente sem perceber”, explica.
Visando detectar problemas com antecedência, a Prefeitura de Barueri desenvolve em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) e Secretaria de Educação o projeto “Além do Olhar”.
Na ação, gestores educacionais são instruídos a identificar alunos da rede municipal que provavelmente possuem alterações de visão e a encaminhá-los para avaliação especializada. Dentre outros serviços preventivos, estão ainda as consultas com especialistas, exames diagnósticos e tratamentos.
Catarata
O CBO aponta ainda a catarata como a principal causa de cegueira entre os brasileiros, todavia ela pode ser revertida através de procedimento cirúrgico. Segundo a administração municipal, a rede pública de saúde realiza em média 145 cirurgias de catarata por mês, e atualmente, a fila de espera está zerada. Para ter acesso, o usuário da rede deve passar pelo oftalmologista em uma das UBS´s da rede e receber a guia de encaminhamento para o procedimento, se necessário.
“Na cirurgia, é retirado o cristalino opaco, que é substituído por uma lente artificial transparente. É um procedimento rápido e seguro, que pode ser feito em qualquer estágio da doença”, diz Ana Paula.