23.8 C
Tamboré
quinta-feira, 21 novembro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Diagnóstico precoce de doenças oculares evita perda da visão

Prefeitura desenvolve campanhas para detectar problemas ainda na infância

Publicidade • Anuncie Aqui

Estimativas do Con­selho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam a existência de cerca de 1,2 milhões de pessoas cegas no país. As principais causas para a perda da visão são a ca­tarata, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doenças que podem ser tratadas ou estabilizadas com o diag­nóstico precoce.

De acordo com a of­talmologista Ana Paula Canto, da Clínica Canto, o acompanhamento peri­ódico é fundamental para detectar enfermidades que causam cegueira. “Como muitas delas não têm sintomas, se a pessoa não fizer exames regula­res, pode perder a visão progressivamente sem perceber”, explica.

Visando detectar problemas com antece­dência, a Prefeitura de Barueri desenvolve em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) e Secretaria de Educação o projeto “Além do Olhar”.

Na ação, gestores educacionais são instru­ídos a identificar alunos da rede municipal que provavelmente possuem alterações de visão e a encaminhá-los para avaliação especializa­da. Dentre outros serviços preventivos, estão ainda as consultas com espe­cialistas, exames diagnós­ticos e tratamentos.

Catarata

O CBO aponta ainda a catarata como a principal causa de cegueira entre os brasileiros, todavia ela pode ser revertida através de procedimento cirúrgi­co. Segundo a adminis­tração municipal, a rede pública de saúde realiza em média 145 cirurgias de catarata por mês, e atualmente, a fila de es­pera está zerada. Para ter acesso, o usuário da rede deve passar pelo of­talmologista em uma das UBS´s da rede e receber a guia de encaminhamento para o procedimento, se necessário.

“Na cirurgia, é retirado o cristalino opaco, que é substituído por uma lente artificial transparente. É um procedimento rápido e seguro, que pode ser fei­to em qualquer estágio da doença”, diz Ana Paula.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também