A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que a partir do dia de hoje (11), áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria vinda do sul do País, ajudam a organizar a umidade que vem da Amazônia e a causar pancadas de chuva dispersas em São Paulo. O mau tempo segue até sexta-feira (15) e atingirá várias áreas, incluindo toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
Haverá um acumulado de 5 dias com valores acima de 130mm nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista. Nas demais regiões da faixa leste, incluindo Vale do Ribeira e do Paraíba, estão previstos acumulados acima dos 100mm, principalmente entre terça (12) e quarta (13). Na quinta (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva forte de tarde e de noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta (15).
Por meio do alerta meteorológico, a Defesa Civil informa que a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul favorece a formação de tempestades, com potencial para transtornos localizados em todo o Estado. Na faixa leste, em especial nas regiões litorâneas, são previstas chuvas fracas a moderadas de longa duração intermitentes e/ou persistentes, condição que eleva o risco de deslizamentos e o nível dos rios nessas áreas.