Pessoas em situação de rua no município de Barueri poderão receber uma bolsa-auxílio da Prefeitura. O projeto de lei que institui o Programa “Re Nascer” foi sancionado pelo prefeito Rubens Furlan e publicado no Diário Oficial da cidade no último sábado (28/4).
Segundo o texto, a medida tem como objetivo principal proporcionar oportunidades de resgate e a reinserção social de moradores de rua, por meio de cursos de capacitação profissional e oficinas terapêuticas. Para isso, será permitido à administração conceder uma ajuda de custo equivalente a meio salário mínimo aos participantes para a realização de atividades de no máximo quatro horas.
A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social será a responsável pelo acompanhamento do programa. Os profissionais da pasta que selecionarão os participantes, mediante análise técnica, e realizarão as aulas de capacitação.
Para o chefe do executivo, o projeto será benéfico tanto para o público-alvo, como para a cidade. “O munícipe alcançado pelo programa poderá ser encaminhado para o mercado de trabalho, fazendo então jus ao recebimento de auxílio financeiro e acompanhamento dos diversos profissionais envolvidos nessa iniciativa”, justificou Furlan no projeto.
Auxílio
Pelo programa, o atendido poderá receber a bolsa durante um período de 12 meses, com a chance de prorrogação por mais um ano (24 meses). A ausência nas atividades propostas pelo programa pode ocasionar o desligamento.