O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETA) de Barueri bateu recorde de atendimentos no ano passado. Segundo a Prefeitura, cerca de 1.246 animais passaram pelo local em 2017, um aumento de 8% em relação ao ano anterior, quando foram feitos 1.145 atendimentos.
O CETA é órgão vinculado ao Ibama, administrado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, responsável pelo remanejo de animais silvestres que foram apreendidos em ações de fiscalização, resgate ou entrega voluntária. O local, que também é referência para as demais cidades da região, já realizou mais de 5 mil atendimentos desde a sua criação em 2012.
Atualmente, há mais de 600 espécies na unidade. Aproximadamente 90% dos animais que estão no local são aves (papagaio verdadeiro, arara canindé, e diversos tipos de pássaros de gaiola). Mas há também jabutis, saguis e saruês.
De acordo com a gestão, após serem encaminhados ao CETA, os animais passam por atendimento veterinário, exames e um período de reabilitação. As espécies nativas que estiverem aptas à soltura são encaminhadas para alguma Área de Soltura e Monitoramento e os inaptos são transferidos para abrigos de fauna silvestre.