Com 25 anos de existência, a Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes – CEPAC de Barueri tem mudado a realidade de inúmeros munícipes do bairro Jardim Imperial. Com o intuito de retirá-los de uma situação de vulnerabilidade social, a entidade oferece serviços de acolhimento, residência inclusiva para adultos com deficiência, além de outros três programas educacionais.
Em entrevista ao Jornal de Barueri, o presidente da organização, Carlos José Meismith, conta que o projeto do CEPAC foi criado por moradores de Alphaville em 1993 e, inicialmente, era oferecido apenas o serviço de acolhimento institucional. “Com o passar dos anos, outras propostas foram agregadas. A organização passou a atender também a comunidade em cursos e oficinas e, mais tarde, optou por fortalecer o trabalho com as crianças e os adolescentes em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, além de cursos profissionalizantes e programa de aprendizagem profissional”, disse.
As atividades que ele se refere são do “Semeando o Futuro”, “Projeto Profissionalizante” e o “Programa Aprendiz Cidadão”. Somadas, elas atendem quase 400 crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos. De acordo com Meismith, o desenvolvimento dos beneficiados é garantido através do acesso a direitos básicos, como a educação, cultura e trabalho qualificado. “A partir dos projetos ofertados ampliamos o conhecimento e transformamos vulnerabilidades em oportunidades”, explica.
Ajuda
Para o presidente do CEPAC, o êxito do projeto ao longo dos anos só foi possível devido à ajuda de diversos parceiros, como por exemplo, o auxílio de empresas, associados, voluntários e governos municipal e estadual. “Não estamos sozinhos nesse trabalho, todos fazem parte do CEPAC”, afirma Carlos.
Os interessados em colaborar, podem realizar doações via depósito bancário ou se associar para realizar doações mensais, patrocinar um evento, financiar um projeto, fazer a destinação do imposto de renda e a doação do cupom fiscal por meio do aplicativo da Nota Fiscal Paulista. O local recebe ainda doações de alimentos, roupas, eletrodomésticos e materiais pedagógicos.
Mais informações sobre as atividades e ingresso no local no telefone 4195-9060. O CEPAC fica localizado na Rua Martim Afonso de Souza, 72, Parque Imperial.