Ciente da frequência das situações de assédio contra mulheres em transporte público, a Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Enfrentamento à Violência de Gênero da Secretaria da Mulher, está em tratativas para implementar no Município de Barueri a Campanha “Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual nos Transportes” do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Segundo a administração municipal, o objetivo da ação é promover uma mudança de cultura e estimular que as vítimas de abuso sexual nos transportes e/ou pessoas que presenciam algum caso denunciem os agressores e inibir futuras agressões. “As atividades se darão por meio de seminários de sensibilização direcionados aos funcionários das empresas de transporte e polícia, para prepará-los para o atendimento às vítimas, além da afixação de cartazes com mensagens alusivas ao tema”, explicou a Prefeitura.
No ano passado, a Coordenadoria teve o conhecimento uma adolescente vítima de assédio em um ônibus municipal. Porém, apesar de ter apenas um relato, a pasta acredita que possam ter acontecido outros episódios, que não foram denunciados.