Em visita as obras do novo Fórum da cidade de Barueri, o prefeito Rubens Furlan pediu ao presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Dimas, que avaliasse a chance do município se tornar uma circunscrição, para ampliar a relevância e os serviços da nova sede.
O projeto está em andamento, próximo do hospital municipal, e a previsão é de que seja entregue no primeiro semestre de 2019. No entanto, a prefeitura tem articulado junto a empresa que faz a obra para antecipar a inauguração para o final do próximo.
Furlan enfatizou que transformar a cidade em uma sede irá ampliar a capacidade de atendimento e seria natural pela importância econômica de Barueri. “Com a circunscrição vem mais juízes, nós temos dez varas e aí seriam instaladas as 17, mais promotores, a estrutura é bem maior e lógico que a gente pleiteia mais rapidez. Vira uma sede jurídica”, disse o prefeito ao JB.
As novas instalações do fórum de Barueri contarão com 16.408 metros quadrados de área construída, em três pavimentos, para abrigar os cartórios, o tribunal do júri, bancos, dormitórios para jurados, recepção, tesouraria, protocolo e arquivo. O projeto ainda prevê acessos separados aos presos, juízes, promotores e familiares dos detentos em dias de julgamentos.