A Prefeitura de Barueri está investindo em fibra ótica. Atualmente, 350 km de cabeamento subterrâneo estão instalados na cidade. Essa rede, chamada Infovias, garante nível elevado de confiabilidade para a transmissão de sinais de dados, voz e vídeo. De acordo com a gestão, o dimensionamento da malha de fibra ótica implantado vai ao encontro ao planejamento de conectividade e serviços ora idealizados pelo município. “Com isso, o foco para os próximos anos é a CIT seguir os projetos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação onde constam uma série de projetos relacionados a trazerem a população uma maior qualidade de vida – Barueri, a cidade que me faz sentir bem”, disse em nota a prefeitura.
A tecnologia permite interligar 193 prédios públicos, fornecer internet gratuita via wi-fi à população em 24 pontos do município (confira no box), ter acesso a câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes, telefonia VOIP, disponibilização de sistemas integrados como o SISS (Sistema Inteligente a Serviço da Saúde) – que conta com o prontuário eletrônico, por exemplo, sendo implantado em todos os equipamentos de saúde da cidade, entre outras possibilidades.
“A Infovias é a base para construirmos toda a cidade inteligente”, diz o coordenador da CIT, Jonatas Randal. “Trata-se de um projeto que pode ser definido como uma rede de comunicação de dados, baseada nos padrões da internet, implantada em municípios com o objetivo de prover informações e meios de comunicação eletrônica para os cidadãos de forma universal, pois é um conjunto de serviços e funcionalidades”, explica.
Onde se conectar
Atualmente, existem 24 pontos de acesso para a população nas localidades: Boulevard, cemitério, centro de eventos, ETEC, Ganha Tempo, Museu Municipal, Praça dos estudantes, Feira Noturna de terça-feira, Pronto Atendimento infantil, Teatro Municipal, Terminal Central, Terminal Silveira, Terminal Imperial, Terminal Viana e 10 bibliotecas (Benedito Franco, Cora Coralina, Eny Cordeiro, Jair Honório, João Galdino, Luis Fernandes, Maria Salomé Soares, Max Zendron, Osvaldo Eleutério, Salomão Cruz).