A iniciativa tem o objetivo de estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração de estratégias para o desenvolvimento sustentável
Os 100 municípios paulistas certificados no programa Município VerdeAzul (PMVA) foram anunciados nesta quinta-feira (17) pelo Governo de São Paulo. A iniciativa, que foi lançada em 2007, tem o objetivo de estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
Apesar de não ter entrado nesta listagem, Barueri avançou no ranking em relação ao ano passado. De acordo com o programa, em 2020, o município barueriense subiu 11 posições, passando do 120º lugar para 109º. Em relação a nota, cidade chegou a 76,45, ante 70.79 em 2019. Para entrar na lista de certificados é preciso ter nota acima de 80.
De acordo com o governo do estado, atualmente, 616 cidades estão inscritas no programa, que são avaliadas em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.