Medida entra em vigor a partir das 0h de sábado (6) e visa evitar um colapso no sistema de saúde, diz governador
Nesta quarta-feira (3), o governo de São Paulo regrediu todo o estado, o que inclui Barueri e toda a Grande São Paulo, para a fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva. A medida, que entra em vigor à 0h do sábado (6) e segue até dia 19 de março, visa conter o avanço da Covid-19 e evitar um colapso no sistema de saúde.
“Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes (…) Por este motivo nós estamos atendendo a recomendação do centro de contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir das 0h de sábado”, disse o governador João Doria durante coletiva de imprensa.
Na fase vermelha, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar, como saúde, transporte, estabelecimentos como padarias, mercados e farmácias, além de escolas e atividades religiosas, que foram incluídas nesta lista. Shoppings, academias, restaurantes, bares e comércios não podem funcionar.
Toque de restrição
Além da reclassificação, o governo anunciou que vai antecipar para às 20h o início do chamado “toque de restrição”. Anteriormente, a medida valia a partir das 23h. Ela entrou em vigor no dia 26 de fevereiro e foi imposta com o objetivo de coibir aglomerações e festas noturnas.