Desde o início do ano, mais de 2.165 cães e gatos tiveram o seu Registro Geral de Animal (RGA) feitos no Setor Azul do Ganho Tempo de Barueri. A procura pelo serviço é decorrente da Lei de proteção animal Nº 2.588, sancionada pelo prefeito Rubens Furlan no final do ano passado, que entre outras medidas, institui a obrigatoriedade do cadastro dos pets. Atualmente, a cidade possui 26.889 animais registrados, de acordo com a administração municipal.
A ação tem como objetivo facilitar a localização dos responsáveis em caso de perda ou abandono. Além da obrigatoriedade do cadastro, a lei também solicita à implantação de microchips nos animais, que deve constar informações sobre dono (nome, endereço e contato) e dados básicos do pet (idade, raça e datas de vacinação). O prazo de adequação é de dois anos.
Castração
A Prefeitura realiza mais um mutirão de castração e microchipagem gratuita. O procedimento pode ser agendado até o dia 21, de segunda a sexta-feira (das 8 às 11h e das 13 às 17h), e aos sábados (das 8 às 11h), pelos telefones (11) 4718-1789. É obrigatório ter o RGA.