Psicóloga Camila Perego
De eufórica à deprimida repentinamente.
Você acorda otimista e disposta a realizar algumas tarefas, promete a você mesma que nada vai atrapalhar e já tem planos para quando sair do trabalho. Subitamente seu humor altera, o desânimo toma conta e toda disposição de ter um dia bom e realizar o que planejou desaparecem.
Você vive uma verdadeira montanha russa de emoções em pouquíssimo tempo. Quando isso ocorre chega a pensar que é bipolar por alterar dessa forma o seu humor, mas não, o nome disso é Transtorno Ciclotímico.
Quem o enfrenta oscila entre a euforia extrema, impulsividade (ex: comprar de forma compulsiva), sensação de bem-estar elevado que dura em média uma semana. Depois sente-se depressiva, desanimada, triste sem motivo aparente.
É importante procurar ajuda caso você se perceba assim, essas oscilações no humor, mesmo que sejam leves, podem levar você a ter comportamentos destrutivos, a enfrentar dificuldades em se relacionar, a ter problemas financeiros, abusos de substâncias e tantos outros.
Entenda que cuidar das suas emoções é cuidar de você e só há vantagens nisso. O autoconhecimento é indispensável para que lide com essas oscilações de humor de forma consciente e saudável e a Psicoterapia é a forma de tratamento indicada para quem enfrenta a Ciclotimia. Busque ajuda de um Psicólogo para que tenha um enfrentamento melhor e viva bem com você e com o mundo ao seu redor.