54,95%. Essa é a média da população do Brasil que conta com o serviço de coleta de esgoto, sendo que 50,75% de todo o volume é tratado, segundo Ranking do Saneamento 2022, divulgado pelo Instituto Trata Brasil nesta terça-feira (22). O estudo faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020.
Barueri está acima dessa média nacional. Apesar de não aparecer no ranking, que focou nas 100 maiores cidades brasileiras, o índice de abastecimento de água no município barueriense é de 100%, de acordo com a Sabesp.
O índice de cobertura com rede de esgoto chega a 93,24% em Barueri, sendo que 61,2% está conectada ao tratamento. A Sabesp informou que o prazo para universalização do tratamento de esgoto na cidade é 2033.
Ações
Visando elevar a cobertura na coleta e tratamento do esgoto em Barueri, está em andamento o projeto do tronco coletor no córrego Garcia, que atende o Parque Imperial e Alphaville, e das as estações elevatórias de Alphaville e a bacia do córrego Cachoeira, atendendo mais de 3 mil pessoas nos bairros Chácaras Marco, Engenho Novo e Jardim Califórnia.
Ainda segundo a prefeitura, até 2027, a meta é chegar a 95% de cobertura de esgoto no município.