Na última semana, a Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica, foi notificada pelo Procon-SP para explicar sobre a falta do recurso em diferentes locais, incluindo Barueri, e o prazo de religação previsto pela agência reguladora, que é de 24 horas em instalações localizadas em área urbana.
Segundo a Enel, nos dias 18, 19 e 20 foi registrado um volume de ocorrências 500% maior e que, em média, as interrupções tiveram a duração de oito horas. Além disso, a empresa registrou um pico de 289.233 clientes interrompidos no dia 18, sendo 90% reestabelecidos em até 20 horas, com maior incidência nas regiões norte e oeste da capital e municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Jandira e Osasco.
“Apesar de a Enel informar ao Procon-SP que o tempo médio de interrupção foi de oito horas, consumidores afirmaram terem ficado sem energia por mais de 48 horas; além disso, em informação da própria empresa, consta que 90% dos clientes tiveram sua energia reestabelecida em até 20 horas”, disse o Procon em nota.
Poda de árvores
Outra questão levantada pelo Procon foi sobre a poda de árvores. Segundo o órgão, em um cenário em que há previsão legal para a realização disso, a Enel poderia apresentar ações para, em conjunto com os municípios, atuar de forma preventiva e não transferir a responsabilidade de solicitação de serviço de poda aos munícipes.
“No plano de prevenção apresentado não se denota uma atuação mais contundente junto aos municípios para monitoramento de árvores em situação de maior risco. O caso será encaminhado para a diretoria de fiscalização”, destacou.
O consumidor que tiver problema com interrupção de energia elétrica pode procurar a Enel (0800 72 72 196) ou acionar o Procon-SP pelo site (procon.sp.gov.br).