Gratuita, exposição segue na capital paulista até dia 26 de fevereiro
Na próxima sexta-feira (17), o Centro Cultural Correios recebe uma exposição de artes inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922. As 50 obras, entre pinturas e desenhos, são do artista de Barueri Edgard Santo Moretti, que tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
A visitação das obras estará aberta ao público gratuitamente até 26 de fevereiro de 2022, de segunda a sexta-feira das 10h às 17h. O Centro Cultural Correios fica na Avenida São João S/N, Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo.
A exposição “Semana de 22 – Diálogos 100Tenários” é composta por trabalhos em linguagem PopArt dos quadrinhos, com diálogos e curiosidades dos jovens artistas modernistas. São Paulo e o Brasil comemoram o centenário da Semana de Arte Moderna no próximo ano. Foi um movimento que reuniu no Teatro Municipal de São Paulo um grupo de jovens artistas cujas obras e pensamentos mudaram o panorama das artes brasileiras.
Na abertura, os alunos do Núcleo de Dança de Barueri também participam da exposição com coreografias de ballet e dança contemporânea. Haverá ainda apresentação de piano com a professora Margateth Peres Mingattos, executando músicas de Villa Lobos.
Modernismo
“A mostra propõe um roteiro a partir da exposição de Lasar Segal a São Paulo em 1913, enfoca com destaque a polêmica exposição de Anita Malfatti na Rua Líbero Badaró em 1917, que aglutinou os jovens escritores e jornalistas de São Paulo, em torno do pensamento modernista resultando na realização da célebre semana de Arte Moderna e seus desdobramentos ao movimento antropofágico e das missões de pesquisas folclóricas”, destacou Moretti.
Para Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo de Barueri, comemorar a Semana de 22 é celebrar o rompimento com uma então arte conservadora, construindo uma corrente de vanguarda e uma cultura de caráter nacional.
“Eles (os Modernistas) abriram um caminho que não teve volta. Influenciaram as futuras gerações com a cultura e a arte nacional, afastando-se das reproduções de padrão europeu”, afirmou Jean.